Coordenador : Fernanda Carla Ferreira de Brito
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390006.2199.150340.24022023
Departamento/Setor: MFL
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Temos como público-alvo estudantes e profissionais da área da saúde, professores, comunidade científica e todas as pessoas que acessam a rede social “Instagram” e tenham interesse em aprender farmacologia de maneira mais simples e acessível.
Local de atuação: O projeto será desenvolvido por uma equipe composta por alunos de iniciação científica e de pós-graduação da Universidade Federal Fluminense no polo de Niterói.
Objetivo
Disseminar o conhecimento científico além das universidades e comunidade acadêmica, promovendo a integração da sociedade através da divulgação de conceitos, curiosidades e trabalhos científicos associados à farmacologia com temas relevantes, mas com uma abordagem simples e clara.
Resumo
As atividades exercidas nas universidades exigem habilidades que compreendem o ensino, a pesquisa, a extensão e a divulgação científica das pesquisas desenvolvidas nestas instituições. No entanto, muitas vezes essa divulgação encontra-se restrita aos seus pares, não alcançando uma abrangência populacional e, consequentemente, não exercendo impacto social. A ineficiência na disseminação do conhecimento científico a nível populacional, contribui para o desprestígio e desvalorização progressiva da ciência em nosso país. Desta forma, a divulgação científica em âmbito populacional torna-se cada vez mais importante para que o trabalho exercido pelos cientistas brasileiros ganhe visibilidade e alcance o público leigo e o pensamento científico, baseado em evidências, possa ser cada vez mais presente em nossa sociedade. O cenário pandêmico que vivenciamos recentemente, deixou evidente que a importância da divulgação científica com alcance populacional se tornou crítica para aumentar a visibilidade da pesquisa brasileira e tornar acessível informações científicas de interesse. Diante desta problemática, criamos uma página denominada Farmako.pedia na rede social Instagram (Disponível no link: https://instagram.com/farmako.pedia?utm_medium=copy_link). Este perfil foi idealizado com o objetivo de divulgar o conhecimento científico e estreitar os laços entre a sociedade e a universidade empregando a farmacologia de maneira acessível e interessante. O desenvolvimento deste projeto de extensão tem possibilitado a disseminação de conteúdos científicos e acadêmicos para a população. Este perfil foi criado em agosto de 2021 e envolve alunos de graduação da UFF, de diferentes cursos de graduação, alunos do curso de Pós-Graduação em Fisiologia e Farmacologia UFF, uma pesquisadora Pós-doutoral e uma Docente coordenadora do presente projeto.